Buscar
  • We Posicionamento Digital

Obaaaa…. Hoje receitas para pequeninos 6 à 9 meses e para os crescidinhos 9 à 12 meses….


Bom Dia Mamães,

Dando continuidade à maratona de receitas para nossos pequenos, acabei achando melhor ao invés de dar sequência somente à ordem cronológica das fases dos nossos pequenos, como recebi inúmeras mensagens de mamães de filhotes que já passaram da fase de introdução alimentar, não achei justo fazê-las esperar por algumas semanas até chegarmos em receitas para os “crescidinhos”, então vou todas as semanas colocar 2 receitinhas, a primeira obedecendo a ordem de crescimento (hoje estamos em Introdução Alimentar 6 a 9 meses) e a segunda para fase seguinte.

Então vamos lá, sempre seguindo as dicas de armazenamento dos legumes, verduras e caldos que indiquei no post anterior.

INTRODUÇÃO DAS PAPINHAS – DE 6 MESES À 9 MESES

Na introdução das primeiras papinhas para minha “dupla” minha pediatra nos orientou à utilizar sempre uma composição de 3 legumes, 2 folhas e 1 tipo de carne. Então por muito tempo (aproximadamente 6 meses), usei isso como base para todas as refeições, sempre priorizando um sabor.

CALDO DE FRANGO

Ingredientes:

1 peito de frango sem osso

1 litro de água

1 ramo (pequeno) de salsinha

Modo de Preparo:

Colocar o frango juntamente com a água na panela de pressão e deixar cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Após o cozimento espere esfriar e limpe o frango retirando toda gordura ou pele e coloque liquidificador com 1 xícara da água que sobrou do cozimento e a salsinha. Bata até que fique um caldo e coloque para congelar porções pequenas (aproximadamente ¼ de xícara) separadas em potinhos para cada refeição. Esses potinhos poderão ser congelados e utilizados um a um conforme necessidade.

OBS: Nos post da semana passada a receita foi de caldo de carne (músculo), caso queria substituir para a receita a seguir,

basta localizar no post anterior.

PAPINHA DE BETERRABA

DICA QUENTE: Quando chegar da feira, já lave muito bem as beterrabas compradas e ponha pra cozinhar em panela de pressão por aproximadamente 1h 15min (até que fique muito macia), deixe esfriar, pique em pedaços pequenos ponha num saco plásticos (tipo ZipLoc) para congelar. Facilita muito, pois como a beterraba tem um cozimento muito demorado, quando você precisar usar, já estará pronta.

Ingredientes:

2 colheres (de sopa) de cebola picada

1 dente de alho (pequeno)

1 beterraba (pequena)

2 mandioquinhas salsa (pequenas)

1 “punhado” (equivalente à 1 mão cheia) de abóbora picada

1 folha (pequena) de couve manteiga

1 porção de caldo de frango (receita acima)

1 pitada de sal

Azeite para refogar

Água

Modo de Preparo:

Em uma panela de pressão, refogue a cebola e o alho no azeite até que murchem, acrescente o caldo de frango e em seguida os legumes (inclusive a beterraba já cozida) e as folhas picadas em tamanho pequeno e de forma uniforme e refogue rapidamente, em seguida coloque água filtrada até que cubra todos os legumes e acrescente a pitada de sal, deixe cozinhar em pressão, de 10 minutos ou até que os legumes estejam bem macios a ponto de derreterem e não haja mais caldo ralo e sim um caldo mais cremoso. Retire do fogo, deixe esfriar e com um garfo, amasse os pedacinhos maiores.

DICA: Considero importante não bater no liquidificador ou processador as papinhas, pois o bebe vai tendo contato com as diferentes texturas dos alimentos.

**********************************************

DE 09 À 12 MESES

Nessa fase a criança já está acostumada com novas texturas e sabores diversos de alimentos. Com minha “dupla”, a partir daí eu parei de utilizar os caldos de carne / frango / salmão e passei a utilizar as carnes desfiadas, fiz questão que já tivessem contato com pedacinhos ligeiramente maiores nos alimentos, como uma preparação para a introdução do arroz e feijãozinho….

DESFIADINHO DE MÚSCULO

Ingredientes:

1 Kg de músculo em pedaços (solicitar ao açougueiro que esteja o mais “limpo” possível)

1 litro de água

Modo de Preparo:

Colocar a carne juntamente com a água na panela de pressão e deixar cozinhar por aproximadamente 50 minutos. Após o cozimento espere esfriar e com as mãos, pois estará muito macia vá desfiando toda a carne, separe a parte “limpa”, retirando o excesso de gordura e nervos. Coloque para congelar em saquinhos, tipo “ZipLoc” e vá utilizando conforme a necessidade, para cada sopinha, eu costumava utilizar 1 colher bem cheia do desfiadinho.

ANGU COM FEIJÃO E CARNE

Ingredientes:

ANGU:

2 colheres (sopa) de fubá

1 pitada de sal

Azeite

Água

FEIJÃO COM CARNE

1 colher de sopa (cheias) de cebola picada

1/2 dente de alho (pequeno)

1 colher do “desfiadinho” de carne (receita acima)

1 xícara de feijão (pronto)

1 pitada de sal

Azeite para refogar

Água filtrada

Modo de Preparo:

ANGU

Dissolva o fubá em um copo de água filtrada em temperatura natural, mexa até que se misture bem (para não empelotar). Em uma panela comum (costumo usar uma alta, na fervura, espirra muito) coloque o fubá dissolvido na água filtrada, um fio de azeite e uma pitada de sal, leve ao fogo brando mexendo sem parar com um “fouar” para não empelotar, deixe cozinhar por uns 5 minutos, para que o fubá fique bem cozido. Retire do fogo e reserve.

FEIJÃO COM CARNE

Em uma panela comum, refogue a cebola e o alho no azeite até que murchem, acrescente o desfiadinho de carne e em seguida o feijão (não precisa bater no liquidificador) acrescente a pitada de sal. Retire do fogo, deixe esfriar e com um garfo, amasse os grãozinhos do feijão maiores.

No pratinho do bebe, coloque o angu por baixo e o feijão por cima.

OBS: Todas as receitas e dicas publicadas nesse blog são de minha autoria, testadas e utilizada no dia a dia para meus gêmeos.

CLÁUDIA PRIETO NEISA


3 visualizações
Siga a gente
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle