Siga a gente
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
Buscar
  • Claudia Prieto Neisa

Não Existe Leite Fraco


No mês do aleitamento materno nada melhor do que incentivarmos essa prática. Os benefícios que o leite materno proporciona para mamãe e bebê são inúmeros, não sendo novidade pelas intensas divulgações e campanhas que são realizadas nos dias de hoje.

Uma verdadeira bandeira a favor do aleitamento materno foi e é levantada, favorecendo o desejo das mulheres amamentarem, mas infelizmente quando chega na hora prática muitas mães colocam em dúvida a qualidade do seu leite materno e relatam a impressão do bebê ficar com fome.

O mito de leite fraco é uma questão muito comum e um dos fatores que levam com frequência a introdução dos chamados complementos ou até ao desmame materno total de forma precoce.

O que geralmente reforça a crença do leite fraco é o aspecto do leite, o ganho de peso insuficiente e o choro do bebê, por isso vamos esclarecer esses pontos a fim de incentivar ainda mais a continuidade do aleitamento materno.

Em primeiro lugar o aspecto do leite humano é mais “ralo” por conta do alto teor de água, o que é ótimo, pois garante a hidratação do bebê dispensando assim a oferta de água e chás. Já a insuficiência no ganho de peso pode ser favorecida não pela qualidade do leite, mas sim pela pega errada e/ou interrupções da mãe antes que o bebê mame a quantidade adequada. Para complementar bebês chorarem é normal, pois é um meio de expressão e comunicação que eles têm não sendo necessariamente fome.

É importante lembrar que o novo gera dúvidas e situações precisam de um período para de uma forma ou de outra mãe e filho(a) descobrirem as suas individualidades e se adaptarem.

Lembre-se sempre NÃO EXISTE LEITE FRACO e mesmo uma mãe desnutrida produz um leite adequado para suprir as necessidades nutricionais do seu bebê. Somente casos muito específicos deve-se indicar a introdução de um complemento ou cessar a oferta, no entanto quem irá avaliar será o profissional da saúde pediatra e/ou nutricionista junto a família.

Bruna Cavallaro

NUTRIÇÃO CLÍNICA E MATERNO INFANTIL

www.brunacavallaro.com.br

contato@brunacavallaro.com.br


29 visualizações