Siga a gente
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
Buscar
  • We Posicionamento Digital

Alimentação Vegetariana para Crianças


O assunto de hoje é muito interessante. Muitas vezes pais ovolactovegetarianos, ou seja, aquelas que não consomem carnes mas consomem ovos, leite e derivados ou veganos ficam na dúvida de como iniciar a introdução alimentar de seus bebês.

A primeira questão a ser esclarecida é que uma alimentação vegetariana ou vegana é possível sim, desde a introdução alimentar, sem acarretar prejuízos a saúde do lactente desde que acompanhada por um profissional habilitado e coerente.

Uma das leis da nutrição é respeitar a cultura e as escolhas das pessoas, portanto se os pais tiverem ou desejarem a restrição de carnes, ovos, leites e derivados para a sua criança ajustes devem ser feitos suprindo todas as necessidades nutricionais.

Principalmente na fase da primeira infância a demanda de determinados nutrientes, como proteínas, ferro, zinco, vitamina B12, cálcio e vitamina D, é maior e caso ocorra a falta desses a criança pode ter anemia ferropriva, seletividade alimentar, prejuízo no crescimento, baixa imunidade entre diversas outras situações prejudiciais à saúde e a vida do seu filho.

Para uma introdução alimentar ovolactovegetariana ou vegana de sucesso é indispensável uma adequada orientação, substituições alimentares e muitas vezes a suplementação, que a sua nutricionista em conjunto com o pediatra irá informar.

Por fim quero chamar a atenção que independente de ser restrita em determinadas grupos alimentares, o momento ideal para iniciar a oferta de alimentos, o tipo de técnica empregada na introdução (BLW ou Tradicional), a responsividade dos pais nos momentos da alimentação e o ambiente emocional em que o bebê come são tão importantes quanto quais alimentos devem ser ofertados. Lembre-se sempre que o ato de se alimentar é muito além de nutrientes e a relação positiva entre alimentação e o seu filho é construído desde os primeiros momentos de vida e especialmente na introdução alimentar. Contudo, possivelmente haverá a necessidade de uma suplementação. Para que carências de nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento principalmente nos primeiros anos de vida sejam evitadas é importantíssimo o acompanhamento do pediatra e nutricionista para que analisem a individualidade de cada crianças e assim possam orientar corretamente os pais.

O aleitamento materno, o uso de formulas a base de soja entre o auxilia bastante Direitos reservados Nutricionista Bruna Cavallaro, Preserve o trabalho de sua nutricionista e sua individualidade

#alimentação #Introduçãoalimentar #Vegetariana #Maternidade #Alimentaçãodebebes #Cuidadodosfilhos #Nutrição #Nutricionista

19 visualizações