Buscar
  • By Claudia Prieto Neisa

05 Clássicos da Literatura Infantil Brasileira


A Leiturinha, clube de assinatura de livros infantis selecionou 5 clássicos imperdíveis da literatura brasileira infantil e eu adorei as dicas e resolvi compartilhar com vocês.

Adorei porque são clássicos mesmo, quando eu era criança li todos esses livros, e me trouxe lembranças muito vivas daquela época. Me lembro que eu tinha uma “bolsa amarela” (e bege) muito parecida com o desenho da capa do livro e eu achava fantástico carregar a fantasia literalmente à tira colo, e agora pensando bem mesmo, consigo entender que durante muitos anos da minha vida eu me imaginava como miniatura no fundo de uma bolsa, nunca entendi isso, hoje depois de anos estou aqui refletindo que certamente esse livro influenciou a minha fantasia e tudo passa a fazer sentido.

A Bolsa Amarela

Raquel é a filha caçula em uma família que não leva muito a sério seu universo infantil. Ela tem três principais desejos: ser gente grande, ter nascido menino e virar escritora. Uma bolsa amarela, vinda dos desapegos da tia, parece ser o lugar ideal para abrigar esses desejos e outras histórias, em uma narrativa que mescla o real e o imaginário. Esta obra premiada é uma das mais importantes da autora Lygia Bojunga.

Marcelo, marmelo, martelo

Os personagens dos três contos deste livro são crianças que resolvem seus impasses com muita vivacidade: Marcelo cria palavras novas; Teresinha e Gabriela superam as diferenças e Caloca compreende a importância da amizade. Ruth Rocha torna encantada qualquer situação por mais comum que pareça…

O meu pé de laranja lima

De José Mauro de Vasconcelos, uma emocionante história de Zezé, um garotinho de 5 anos de uma família grande e carente. Zezé toma conta do seu irmão mais novo, enquanto seus pais enfrentam dificuldades para sustentar os filhos. Este livro também virou telenovela e foi sucesso nas telas de cinema.

A história dos pingos

Apesar de semelhantes, cada pingo tem sua cor… Este livro, escrito por Mary França, revela a criação dos 7 personagens: Pingo-de-Flor, Pingo-de-Fogo, Pingo-de-Ouro, Pingo-de-Sol, Pingo-de-Mar, Pingo-de-Céu e Pingo-de-Lua. Ao longo da história, os pequenos leitores desvendam as relações entre as cores dos pingos e a personalidade de cada um. A leitura também é um momento de descoberta para as crianças que se identificaram com as características de cada pingo.

O Menino Maluquinho

De Ziraldo, O Menino Maluquinho é uma série de quadrinhos eternizados na infância de muitas crianças. O Menino Maluquinho saiu das páginas dos livros para a TV, virou série, novela, peças teatrais, filmes, óperas e tema de diversos produtos infantis.

Referência: Blog Leiturinha

#SemanadoLivroInfantil #Livro #literaturabrasileira #literatura #livrosinfantis

140 visualizações
Siga a gente
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle