Siga a gente
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
Buscar
  • By Claudia Prieto Neisa

Mário Sérgio Cortella define as 5 Competências na Arte de Liderar em Palestra em SJC


Mário Sérgio Cortella filósofo, mestre e doutor em educação, professor titular atuante há mais de trinta anos pela PUC-SP realizou no último dia 16 por aqui mais uma de suas brilhantes palestras, com muita maestria e competência em um teatro absolutamente lotado ele nos trouxe reflexões essenciais sobre o tema LIDERANÇA, primeiramente definiu: “Liderarança é INSPIRAR, ANIMAR, ESTIMULAR ideias, pessoas e projetos, pra isso eu mesmo tenho que buscar fazer mais e melhor” e como ele costuma afirmar, fazer o melhor é, fazer o melhor na condição que temos pra fazer, fazer por fazer simplesmente resultará em algo medíocre. “A arte de liderar é a arte de procurar a excelência e portanto recusar a mediocridade”

Em tempos em que cada vez mais as pessoas estão imediatistas e as mudanças acontecem muito rápido, ele nos definiu muito bem as 5 competências essenciais na liderança:

A primeira competência essencial na arte de liderar é ABRIR A MENTE, acompanhar a evolução e as mudanças do mundo, não se fechar para aquilo que não se conhece, buscar conhecimento.

Na sequência ELEVAR A EQUIPE, o líder é aquele que quando cresce, as pessoas crescem juntos. “A liderança só pode ser admirada e respeitada se for capaz de elevar a equipe, as pessoas tem que entender que quando eu enquanto líder cresço, elas crescem junto no projeto, na oportunidade, no reconhecimento seja financeiro ou não”

INOVAR A OBRA, acompanhar as mudanças e adversidades. Evitar as certezas, buscar pela inovação e atualização constante, recusando o enferrujamento das práticas. “O líder tem que ser inspirador e sair do óbvio. Tenho que saber onde meus alunos encontram emoção para conseguir me conectar com eles. Não preciso gostar de todas as músicas, mas devo respeitá-las, por exemplo"

RECREAR O ESPÍRITO, manter a alegria no que faz, comemorando as grandes conquistas e trazendo o prazer para o espaço de atividades,não há como as pessoas se sentirem inspiradas por um líder apático.

EMPREENDER O FUTURO, Ser capaz não apenas de resolver o urgente, mas de cuidar do importante e não deixar sua condição de líder no momento presente. Fazendo presente as possíveis oportunidades e direcionando-se à capacidade de agir e solucionar, nutrindo a esperança do verbo esperançar e não esperar acontecer.

#MárioSérgioCortella #liderança #artedeliderar #empreendedorismo #palestra #Cortella

312 visualizações