Buscar
  • By Claudia Prieto Neisa

5 Motivos para fazer Coaching


Antes de mais nada vale darmos os termos corretos para cada coisa COACHING é o processo que visa atingir objetivos previamente estabelecidos, em qualquer área da vida (pessoal, profissional, estilo de vida, emagrecimento etc), esse processo foca na responsabilidade individual e as atividades estão no controle do COACHEE que é a pessoa que se propôs passar por esse processo, porém com total direcionamento, apoio e fazendo uso das ferramentas indicadas pelo COACH que é o profissional habilitado para "dar as mãos" ao "coachee" e potencializar o seu desempenho profissional ou pessoal, o direcionando para encontrar os caminhos ideais para chegar em seus objetivos.

Os benefícios do coaching é promover autoconhecimento, aprendizagem e durante o processo, tanto o coachee quanto o coach, definem metas, que são acompanhadas durante as sessões.

1- DIFICULDADES EM PONTUAR METAS E OBJETIVOS

Muitas vezes demoramos uma vida para descobrir o que de fato queremos, onde queremos chegar, mas isso não importa, pois ao meu ver, sempre há tempo para essa descoberta, agora imagina só, se não é nada fácil identificarmos "à que viemos nessa vida" quem dirá identificar nossos objetivos e metas, não é? Então, a pergunta chave é: "Você sabe exatamente onde quer chegar?"

Comecei a me "incomodar" e ver a necessidade de buscar ajuda profissional, quando percebi que eu tinha um objetivo real na minha vida profissional, não sei se posso dizer que sabia EXATAMENTE onde queria chegar, mas tinha uma grande dificuldade de fazer acontecer, de me organizar, perdia muito tempo com coisas que hoje sei que não são prioritárias e muitas vezes deixava de dar atenção à questões essenciais.

Quando iniciei o processo de choaching minha vida estava quase que como "uma caixa de lã de tricô da vovó, com aquele colorido de lãs embaraçadas e cheias de nós", hoje sinto que minha "caixa de lãs, está absolutamente organizada, cada novelo no seu devido nicho, separado com uma paleta de cores bem definida", claro que pra isso acontecer, precisei jogar no lixo, alguns novelos que tinham nós impossíveis de desfazer, outros novelos começados e não terminados precisei arrumá-los e ainda dei lugar de destaque em minha caixa para "as minhas cores preferidas".

Hoje, 9 meses depois do início, chegado o fim do meu processo de coaching, claro que tenho um longo caminho à percorrer para chegar aos meus objetivos finais, mas durante essa caminhada muitas metas foram atingidas, no entanto, estar segura e me sentindo capaz, faz toda a diferença.

2- VOCÊ SABE QUE TEM POTENCIAL PARA CRESCER, MAS NÃO CONSEGUE SAIR DO LUGAR

A rotina, o dia a dia "maluco" que vivemos com agendas lotadas e afazeres sem fim nos "bloqueia" muitas vezes em nosso crescimento, e o ponto é EXATAMENTE esse, conhecemos o nosso potencial, porém tá difícil. Esse é o exato momento que precisamos quebrar alguns paradigmas e de fato procurar ajuda profissional, o Coach, terá uma visão externa, de todos os pontos de sua vida e com ferramentas e técnicas estudadas e comprovadas de sua eficácia, literalmente pegará na sua mão e juntos irão valorizar ao máximo todo esse potencial para fazer acontecer.

Tássia, minha Coach me mostrou de forma muito clara os meus pontos fortes, "siiimm, nós temos pontos fortes, nunca imaginei que estava deixando eles passarem desapercebidos em minha vida", ou seja, onde eu deveria trabalhar mais e demandar mais tempo do meu dia e também me mostrou em diversos momentos o quanto eu estava "gastando energia" nos pontos fracos que não me levaria à lugar algum, ou até poderiam me puxar pra baixo.

3- VOCÊ TEM METAS E O OBJETIVOS, MAS NÃO SABE COLOCÁ-LAS EM PRÁTICA

Qual a sua MOTIVAÇÃO para fazer acontecer seu projeto????

Essa pergunta é o ponto de partida. Nós "funcionamos" muito melhor se estivermos constantemente motivados, isso quer dizer que para que nossa rotina que por muitas vezes é desgastante, faça sentido, é necessário que busquemos mecanismos que nos tragam de volta a inspiração e vontade de ir além.

Aprendi durante meu coaching que para isso alguns pontos devem ser levados em consideração:

  • Observar se nossos objetivos estão alinhados com nossos valores e crenças;

  • Trabalhar naquilo que nos faça feliz;

  • Buscar momentos de lazer, de nada adianta ganhar muito dinheiro se mal tivermos tempo para usufruir de momentos com nossa família;

  • Se posicionar de forma clara com nossos pares e clientes, antes de esperarmos que valorizem nosso trabalho (produto/serviço), nós temos que dar o devido valor.

4) VOCÊ TEM MEDO DE NÃO CONSEGUIR

Primeiro temos que entender que o "medo" é algo inerente ao ser humano e nos acompanha desde o nosso nascimento, o medo é a nossa zona de conforto, é instintivo, é como um mecanismo de proteção para que não soframos.

Se o medo está de um modo geral enraizado em nossa cultura, imagina então o medo do desconhecido, daquilo que ainda não é concreto, esse pode ser ainda maior e altamente "desmotivador" e "destrutivo" quando falamos de sonhos.

E em meu processo desses últimos 9 meses esse foi um dos fatores que mais combatemos, Tássia sessão após sessão, foi me mostrando o quanto era importante eu olhar para meu interior e me despir de certos "pré conceitos" estabelecidos por mim ou pelo meio para encarar o desconhecido com segurança, pois fato é que de uma forma ou de outra, empreendendo ou contratada por uma empresa com uma "pseudo segurança", absolutamente nada é certo, nada é 100% seguro, Precisamos vencer as barreiras que criamos para dar pequenos passos rumo ao desconhecido e chegando lá estaremos seguros de nossas decisões e escolhas e ter em mente que ainda assim, temos sempre a opção do "recomeço".

5- VOCÊ SE AUTO SABOTA, VIVE COLOCANDO BARREIRAS PARA CHEGAR AO SEU OBJETIVO

O grande vilão de nosso sucesso, por incrível que possa parecer, pode ser nós mesmos. Siiiimmm!!! Absurdo né? Mas é uma grande realidade nas mais diversas áreas da vida. Se pularmos etapas e não estivermos muito seguros de nossos objetivos, muito alinhados com tudo que falamos até aqui, o primeiro pensamento que vem em nossas mentes é o que "não somos capazes"... "isso não é pra mim"... "não estou pronto"... "para fulano é fácil, mas pra mim não é bem assim"... e assim por diante...

Quando entramos em um processo de coaching de cabeça com um bom profissional como foi pra mim a Tássia, Os primeiros pré conceitos que quebramos são esses, procuramos entender o porque temos a tendência de não acreditar em nosso potencial e enxergar ponto à ponto, à partir do ponto de vista de uma terceira pessoa é libertador, isso aconteceu claramente em meu processo e hoje consigo identificar minhas falhas e onde tenho que melhorar, sem que isso se torne a barreira para eu seguir minha caminhada em busca do objetivo final.

Ahhh, na verdade não há a palavra "final", pois a vida não é uma matemática exata e temos sim que ir nos moldando às adversidades e desencontros do dia a dia, e quando estivermos bem perto dessa "vitória", seguiremos com novas metas e novos "finais" à conquistar, mas a certeza de agora ter um direcionamento mais acertivo, mais segurança e auto conhecimento é reconfortante para mim ao finalizar após 9 meses meu Coaching com a melhor profissional que me enxergou por dentro e respeitando minhas limitações, segurou na minha mão e me abriu meus horizontes profissionais. Obrigada Tássia!!!

SOBRE A COACH QUE ESCOLHI PRA MIM

Tássia Garcia do Instagram @gestao_com_inovacao é formada em psicologia, Coach de Empreendedorismo que com todo seu conhecimento técnico e lado humano no dia a dia alimenta sua rede social com insights muito inspiradores. E como o lema dela é inovar, os atendimentos são feitos de forma "online", pois dessa maneira ela consegue chegar até você independente do cantinho do planeta que você viver, dessa forma pode oferecer um acompanhamento de altíssimo nível por um preço justo e acessível e de cara impede que o processo seja interrompido, porque choveu, ou fez calor demais, ou o trânsito não te permitiu chegar no horário etc etc etc, garantindo total eficácia nos resultados.

Se você está aí em dúvida, queria muito conhecê-la mas está com receio de na primeira sessão ter que desembolsar um valor "por algo incerto", mande uma mensagem pra ela e agende um Atendimento Zero, que nada mais é que uma primeira sessão, bate papo totalmente sem custo.

Tássia Garcia

@gestao_com_inovacao

#coaching #coach #processodecoaching #gestão #autoconhecimento #empreendedorismo #empreendedorismomaterno

0 visualização
Siga a gente
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle