Buscar
  • Carol – enfermeira neonatologista

O Banho do Bebê


O banho do bebê pode ser um momento maravilhoso de relaxamento e estabelecimento de vínculo entre você e seu bebê, sabia?

Mas é muito importante que esteja confortável e segura para prestar esse cuidado, caso contrário será um momento de tensão e você mal conseguirá aproveitar.

Antes de o bebê chegar, ou até durante os primeiros dias em casa, é normal você estar apreensiva com esse momento. Afinal, um bebê que se mexe todo dentro de uma banheira com água e sabão pode ser mais assustador do que participar de um curso de gestante com a prática dos cuidados.

Depois, quando estiver mais acostumada com o banho, você pode usar esse momento para conversar com seu bebê, colocar uma música relaxante e acostuma-lo com o toque.

Para ajudar você nessa preparação, juntamos algumas dicas práticas para tornar esse momento mais fácil.

Planeje:

Sempre que o assunto for os cuidados com o bebê, lembre-se de deixar tudo ao seu alcance, para que você não precise parar os cuidados e pensar no que ficou faltando em cima do trocador.

Prepare o ambiente:

Importante que o bebê não sinta frio, então dê preferência para realizar o banho no mesmo cômodo que for seca-lo e vesti-lo. Certifique-se de que não há correntes de vento, fechando portas e janelas.

Para o banho você vai precisar de:

- Banheira com água em temperatura a 37°C (com o tempo você vai se acostumar a chegar nessa temperatura, mas no início pode ser legal regular com a ajuda de um termômetro);

- Roupa limpa (sempre deixe a roupa toda preparada para vestir o bebê, com zíperes e botões já abertos);

- Toalha, fralda de pano ou toalha-fralda (sempre recomendo usar duas toalhas ou uma fralda e uma toalha – assim você retira o excesso de água do bebê com a fralda e depois termina de secar o bebê com uma toalha mais sequinha)

- Sabonete para bebê (pH neutro, glicerinado, preferencialmente líquido – os sabonetes em barra podem acumular microrganismos)

- Todos os materiais para troca de fralda (algodão limpo, fralda limpa, álcool 70% se ainda fizer higiene do coto umbilical, haste flexível, pomadas para assaduras)

O processo do banho deve começar com uma higiene íntima, como se fosse fazer uma troca de fralda. Fazemos assim para que a água permaneça limpa – já pensou colocar o bebê com o bumbum sujo na água limpa do banho?

Depois de fazer a higiene íntima, aproveite a água ainda limpa do banho e comece o banho lavando o rosto do bebê – sem sabonete. Depois pode seguir umedecendo a cabeça e lavando os cabelos. Enxágue a cabeça e siga para o pescoço, tórax, braços, barriga, pernas e pés.

Assim que ensaboar as mãos, enxágue – o bebê pode levar a mão com sabonete à boca.

Não se preocupe com os ouvidos – a menos que você coloque a cabeça do bebê em baixo d’água, não há perigo de entrar água nos ouvidos.

O coto umbilical pode e deve ser lavado com água e sabonete durante o banho.

Após retirar o bebê da banheira, coloque-o sobre a toalha e comece secando a cabeça, que é a região por onde o bebê perde mais calor.

Depois de secar o corpo todo, realize a higiene do coto umbilical, coloque a fralda e vista o bebê.

Lembre-se de nunca deixar o bebê sozinho sobre o trocador. Por isso é tão importante deixar todos os itens separados previamente. No caso dos bebês, qualquer segundo de descuido pode ser sério.

Alguns bebês, nos primeiros dias de vida, podem se sentir extremamente desconfortáveis durante o banho, principalmente enquanto estiverem de barriga pra cima. Isso acontece porque o bebê se sente inseguro nessa posição, que é muito diferente da posição que ele estava dentro da barriga da mamãe. O que ajuda nesses casos é manter o bebê enrolado em uma fralda (lençol fino) durante todo o banho, remetendo o bebê à sensação de estar dentro do útero.

Quando o assunto são os cuidados com o bebê, não há muitas regras a seguir. A regra é priorizar a segurança e seguir seus instintos!

Acompanhe nas nossas redes sociais e no nosso canal no Youtube as orientações sobre cuidados com o bebê e amamentação, será um prazer ter você lá!

Carol – enfermeira neonatologista (COREN SP 205.257)

www.consultorianananenem.com.br

www.facebook.com/consultorianananenem

Instagram @consultorianananenem

www.youtube.com/nananenem

#banhodobebê #cuidadoscombebês #recemnascido #maternidade #chegadadobebê #mamãeebebê

0 visualização
Siga a gente
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle