Buscar
  • Bruna Cavallaro

Construção de uma Relação Natural e Positiva da Alimentação para nossos Filhos


Hoje gostaria de aproveitar esse espaço para relatar minhas percepções em consultório e alertá-los sobre comportamento e alimentação saudável. É cada vez mais frequente terem pais que possuem uma dificuldade em lidar com o crescimento de seus filhos.

Crianças de 6, 7 e 8 anos sendo tratadas como bebês na alimentação, alimentadas na boca, fazendo uso de mamadeiras, chupetas e com grandes dificuldades de aceitações alimentares.

Não há regras a respeito de qual o momento ideal deve ocorrer o desmame de mamadeiras. Mas de fato quanto mais velha a criança for mais complicado se torna essa situação.

Devemos lembrar que as crianças são direcionadas por seus pais e indica-se que a autonomia seja trabalhada desde o momento de introdução alimentar (lembrando que nunca é tarde para iniciar esse processo.

Geralmente as crianças passam por fases em que apresentam dificuldades de aceitar algum grupo de alimentos e então surge uma atitude quase que automática dos pais de montar o prato da criança e obrigar o consumo dos alimentos. Precisamos pensar que essa atitude não estimula de nada o lúdico, não favorece a autonomia e muitas vezes cria uma verdadeira batalha na hora das refeições.

Porque não disponibilizar os grupos alimentares e estimular o seu filho se alimentar, direcionando e trabalhando com ele uma relação saudável com a alimentação de acordo com a fase que ele está?

Estudos apontam que pais extremamente controladores favorecem o desenvolvimento de transtornos alimentares em seus filhos, seja de seletividade alimentar, anorexia, compulsão alimentar e obesidade.

Na simplicidade de uma alimentação servida à mesa, com alimentos caseiros incluindo legumes, verduras, arroz, feijão e uma proteína, tendo um tempo agradável para se alimentar, sendo um exemplo para os filhos e construindo uma relação natural e positiva da alimentação, talvez seja a chave muitas famílias que hoje enfrentam dificuldade com a alimentação.

Bruna Cavallaro

Contato: https://www.facebook.com/maternoinfantilsjc/

*Imagem retirada da internet

#Nutricionista #alimentaçãosaudável #alimentaçãoinfantil #seletividadealimentar #Nutrição

0 visualização
Siga a gente
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle