Buscar
  • Dra. Camila Terra

Escarlatina - O que é?


É primavera, e estreando como colunista, escolhi esclarecer um pouco sobre uma doença típica da estação: Escarlatina. Aposto que muitas de vocês têm pelo menos ouvido falar sobre essa doença e não é incomum surgir dúvidas e receios relacionados.

Afinal, o que é a Escarlatina?

Uma doença bacteriana, que quase sempre tem início nas amigdalas. Após uma reação “alérgica” (de hipersensibilidade) às substâncias produzidas pela bactéria, a pele ganha um toque áspero e aspecto avermelhado, mais intenso na face, axilas e virilhas, poupando região ao redor da boca, palmas das mãos e plantas dos pés.

É contagiosa, sendo a transmissão de “pessoa para pessoa”, por gotículas de saliva. Por isso as crianças acometidas devem ficar afastadas da escola ou creche por pelo menos até 24h após início do tratamento, para evitar a transmissão, ou até apresentar melhora dos sintomas.

O diagnóstico pode ser clínico, ou seja, de acordo com sinais e sintomas. Existe um exame que confirma a doença, porém nem sempre disponível, que é o swab de orofaringe (um cotonete é passado levemente dentro da boca do paciente e então enviado para laboratório). Outro dado que ajuda na confirmação da doença é a descamação da pele, porém é tardia e não aguardamos essa fase para iniciar o tratamento (começa em até 10 dias após a resolução da erupção da pele, podendo envolver a face e palmas das mãos e durar mais de um mês).

O tratamento é feito com antibiótico e sintomáticos, e vale lembrar que a infecção não garante imunidade para sempre. Ou seja, seu filho pode ter a doença mais de uma vez.

Espero ter esclarecido sobre o tema e até o próximo assunto.

CAMILA TERRA

​@dracamilaterra

Atua em São José dos Campos em consultório e UTI pediátrica.

Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

CRM-SP 154442

#escarlatina #filhos #maternidade #pediatria #pediatra #cuidadosdemãe #mãe #vidademãe

143 visualizações
Siga a gente
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle