Siga a gente
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
Buscar
  • Carina de Cássia

Como Iniciar a Disciplina Positiva


Falar sobre disciplina positiva já virou minha paixão, ainda mais para pais que ainda não conhecem esta filosofia e que estão se sentindo perdidos frente aos desafios do dia a dia com seus filhos ainda acreditam que os métodos antigos de criação são a única forma de educar.

A maioria dos pais ainda não conhece a disciplina positiva e não se aprofunda em estudar sobre criação de filhos e os porquês de seus comportamentos assim como eu também não sabia.

Para todos os pais antes mesmo de iniciar os estudos sobre disciplina positiva eu recomendo que sua primeira leitura seja o livro O Cérebro da Criança que foi escrito por Daniel Siegel e Tina Payner Bryson. Ele esta na lista de Best seller do New York Times. O cérebro da criança e como ele se desenvolve esta cada dia mais sendo descoberto, nosso cérebro é um mistério e muitos estudos longos estão começando agora a trazer os resultados. Esses estudos vêm nos ajudando a entender o cérebro da criança e seu desenvolvimento sendo uma ferramenta fundamental para educar. Ajuda a entender seu comportamento e como ajudar seu filho a se desenvolver. Ele nos fornece 12 estratégias chaves ao longo do livro, sendo repleto de explicações claras com ilustrações e exemplos do nosso dia a dia mostrando como cultivar o desenvolvimento emocional e intelectual saudável para que nossos filhos possam levar vidas equilibradas, significativas e conectadas.

Não tenho como explicar como comecei a olhar meus filhos diferentes depois desta leitura, foi mágico e acredito que conhecendo nossos filhos será o primeiro passo para uma conexão de respeito. E para os papais de adolescente tem o livro O Cérebro do Adolescente também que vale muito a pena ser lido, estudar cada fase do desenvolvimento dos filhos.

Antes de começar nossos estudos sobre as ferramentas da disciplina positivas nos próximas colunas também gostaria de te apresentar os materiais disponíveis em português os livros: Disciplina Positiva, Disciplina Positiva de 0 a 3 anos e Disciplina em sala de aula. Para apoio os Baralhos com estratégias da Disciplina Positiva são excelentes tendo os três disponíveis : Disciplina Positiva, Disciplina Positiva em sala de aula e Disciplina Positiva para casais.

Baseado na filosofia e nos ensinamentos de Alfred Adler e Rudolf Dreikus psiquiatras que viviam em Viana no pós guerra, essa maneira de educar não apresenta um passo a passo nem uma fórmula pronta, mas sim critérios e ferramentas práticos para situações mais comuns que a criança enfrenta segundo sua faixa etária. A filosofia positiva olha para o individuo e pensa sobre como cada um deles precisa ser aceito e identificado em cada uma de suas relações. A abordagem Adreliana, incluindo habilidades de aplicação pratica para ajudar as crianças a parar com o mau comportamento e a ensinar-lhes autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades de vida.

“Assim como as crianças precisam de treinamento, os pais também precisam ser treinados. O treinamento consiste em aprender novas respostas às provocações das crianças, e que pode levar a novas atitudes e abrir novos caminhos onde florescem relacionamentos harmoniosos.” Rudolf Dreikurs

Jane Nelsen escritora e disseminadora da Disciplina Positiva pelo mundo é doutora em educação, terapeuta de casais e família, licenciada na Califórnia, tem 7 filhos e eles foram sua grande inspiração para que ela através das dificuldades encontradas no relacionamento com eles fosse em busca de uma nova forma de educar conhecendo o trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikus e se baseando neles para realização de seu programa de Disciplina Positiva.

A disciplina positiva é um caminho do meio na educação das crianças sendo gentil e firme ao mesmo tempo: nem uma educação rígida, autoritária e punitiva, nem uma educação permissiva. Eles afirmam que cada pessoa e única e que todos devem ser tratados com respeito e dignidade sendo adulto ou criança.

Para conhecer formas de parentalidade e vocês conseguirem se identificarem com qual você está utilizando na sua casa, abaixo vamos exemplificar as principais:

Autoritarismo é utilizado controle excessivo, tendo ordem sem liberdade e sem escolhas.

“Você faz isso porque eu mando”

“Essas são as regras que você deve seguir e essa e a punição que você vai receber se violar essas regras. As crianças não são envolvidas no processo de decisão.”

Permissividade não tem limites tendo liberdade sem ordem e escolhas ilimitadas.

“Você pode fazer o que quiser”

“Tenho certeza de que nos vamos nos amar e ser felizes, e você será capaz de fazer suas próprias regras no futuro.”

Disciplina Positiva é autêntica usando a gentileza e firmeza ao mesmo tempo, têm liberdade com ordem e escolhas limitada.

“Você pode escolher dentro dos limites que demonstrem respeito por todos”

“Junto nos vamos decidir as regras para nosso beneficio mutuo. Também vamos pensar juntos nas soluções que nos ajudarão a resolver nossos problemas. Quando eu precisar usar o meu discernimento sem a sua interferência, eu serei firme com gentileza, dignidade e respeito.”

Acredito que ao analisar cada uma, a permissividade e o autoritarismo são os mais encontrados e muito se encaixam nos dois sendo o primeiro muito rígido e depois com um sentimento de culpa passa para a permissividade. Mas ao olhar esta breve explicação acima todos gostaria de estar na disciplina positiva. Precisamos parar de pensar em resultados em curto prazo parando de utilizar punições para conseguir o que queremos.

É preciso pensar no futuro, quando vamos planejar algo sempre pensamos no que queremos e o que vamos fazer para atingi-lo com os resultados esperados. Na educação dos nossos filhos devemos pensar da mesma forma e nos fazer algumas perguntas.

- Como eu espero ver meu filho no futuro?

- Será que a forma como estou lidando com os desafios trará bons resultados no futuro?

- Estou respeitando o seu desenvolvimento?

- Estou me conectando, escutando meu filho?

- Será que meu filho está aprendendo através da forma como eu estou agindo com ele?

"Disciplina Positiva é baseada no entendimento de que disciplina deve ser ensinada, e que também se ensina."

Os cinco critérios de disciplina são:

Ajudar a criança a sentir CONECTADA

Sentir que ela é aceita em sua família/escola e sentir que é capaz de contribuir.

Encorajar RESPEITO MÚTUO

Firmeza e gentileza ao mesmo tempo. Os adultos tornam-se o modelo de respeito.

Ser efetiva à LONGO PRAZO

Considerar o que a criança está pensando, sentindo, aprendendo e decidindo sobre si mesma e sobre seu meio social - e sobre o que fazer no futuro para sobreviver ou para prosperar.

Ensinar HABILIDADES SOCIAIS e DE VIDA

Respeito, cuidado com os outros, resolução de problemas e cooperação.

Incentivar a DESCOBRIR SUAS CAPACIDADES

Encorajar o uso construtivo do seu poder pessoal e desenvolver a sua autonomia.

Pode ter certeza que a Disciplina Positiva primeiro muda os pais e a mudança nos relacionamentos com os filhos é conseqüência. Não busque ferramentas para mudar o seu filho, soluções mágicas não existem. Busque conhecimento, siga seu coração, erre e conserte, seja exemplo. Olhe seu filho com todo amor ele é seu maior admirador e você e o maior responsável pelo futuro dele.

CARINA DE CÁSSIA

ESPAÇO LAÇOS POSITIVOS

Educadora Parental em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association dos Estados Unidos.

Membro da Positive Discipline Association e da Associação Brasileira de Disciplina Positiva.

#DisciplinaPositiva #EducarFilhos #educaçãoinfantil #educação #maternidadereal #maternidade #mãe #coachingparapais

214 visualizações