Siga a gente
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
Buscar
  • Carina de Cássia

Quadro de Rotinas e a Disciplina Positiva


E as férias acabaram, as crianças e papais começam um novo ano com novas rotinas. Então vamos falar sobre uma ferramenta da Disciplina Positiva que ajuda muito os pais e seus filhos a fazerem com que os dias sejam mais organizados e menos estressantes.

Os quadros de rotinas são um grande aliado criando uma lista para os filhos seguirem no dia a dia, guiando suas atividades assim aprendendo a criar responsabilidades e compromissos.

Pode ser muito divertido e é muito importante que pais e filhos estejam juntos para listar as tarefas que acham necessárias, quando a rotina é criada junto com a criança escutando e também aceitando suas sugestões elas serão bem mais fáceis de serem seguidas.

As crianças se sentem competentes e motivadas a cooperar quando são respeitosamente incluídas na criação do quadro de rotinas.

Algumas idéias criativas como fotos, recorte de revistas, desenhos de cada tarefa, além também das empresas que personalizam lindos quadros, o importante é ter algo visual adequado para a idade. E que fique em um lugar de fácil acesso.

A rotina vem para ser o chefe do dia, assim essa missão não é mais dos pais, os filhos vão seguir as listas que eles mesmos criaram, e quando não seguirem os pais apenas podem os lembrar gentilmente de olhar seu quadro ou de que o combinado foi aprovado por ambas as partes, se não estiver funcionando deve ter outro momento para realizarem as mudanças necessárias .

A intenção do quadro de rotinas é que as crianças aprendam a se autodisciplinar sem que tenha um adulto atrás lhes dizendo cada passo que elas devem dar. A finalidade é fazer com que se sintam encorajadas e capazes.

Não ofereça recompensas ao completar cada tarefa, pois isso impede a criança de desenvolver seu senso de capacidade, elas precisam saber que cada um tem suas atividades individuais e dentro da dinâmica familiar que devem ser cumpridas, sem ameaças ou recompensas por ter as realizado mas porque fazem parte da família.

Sei que o quadro de rotinas com recompensas é o que vejo sendo mais utilizado pelos pais que pensam também estar fazendo a educação financeira da criança, mas se nós pensarmos a mãe o pai ou qualquer outro membro da família não recebe pelas suas responsabilidades e cooperação em casa, então por que o filho deve sentir que precisa receber algo para realizar suas tarefas? Seja com dinheiro ou alguma outra vantagem. O beneficio de se fazer o que esta no quadro de rotina tem que estar associado com a ação. Exemplo se no quadro de rotinas tem escovar os dentes e ele não fez devemos orientar aos problemas relacionadas a higiene bucal mostrar desenhos , artigos e usar de fundamentos reais de acordo com a idade para mostrar a importância da ação. As crianças têm o instinto natural de cooperação.

Em relação a educação financeira os pais querem que os filhos saibam lidar com o dinheiro, saibam administrar e dar valor e isso pode ser feito de uma outra formas, vendo nosso exemplo, recebendo uma mesada fixa e acompanhada de auxilio sem ela estar relacionada com o quadro de rotinas, ele sempre vai receber X , sua missão será ensinar a utilizar o X e não usar para vantagens e descontos devido ao quadro de rotinas.

Como imaginei que falar de quadro de rotinas relacionaria com o pagamento em dinheiro como incentivo, pesquisei e gostei da dica da Fernanda Lee (Co-fundadora da Disciplina Positiva no Brasil) ela na sua casa da 1 dólar referente a cada ano de seus filhos (13 anos = 13 dólares) este valor é fixo e ela colocou 3 regrinhas , uma parte devem guardar, outra fazer uma doação e outra de seu uso com que quiserem, ela entrega o dinheiro total no envelope e eles fazem a divisão conforme o combinado e claro que ela serve de exemplo também. Assim percebemos que educação financeira esta ligada em como lidamos com o dinheiro e não como o ganhamos, de inicio para os filhos isso é o mais importante tudo vindo com supervisão e orientação dos pais.

Deparamo-nos com muitos quadros de carinhas felizes e triste que também não é a função do quadro de rotinas da Disciplina Positiva, a criança não deve fazer suas tarefas desejando a aprovação ou um sentimento positivo vindos dos pais, elas que devem ter o sentimento de realização e pertencimento, saber que ela é importante para a harmonia do lar.

Lembre-se os métodos da Disciplina Positiva ajudam as crianças a aprenderem importantes atitudes e habilidades de vida que elas precisam para se tornarem membros de uma sociedade, felizes e participativos.

CARINA DE CÁSSIA

ESPAÇO LAÇOS POSITIVOS

Educadora Parental em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association dos Estados Unidos.

Membro da Positive Discipline Association e da Associação Brasileira de Disciplina Positiva.

#DisciplinaPositiva #quadroderotina #EducarFilhos #educaçãoinfantil #educar #maternidadereal #maternidade

132 visualizações