Siga a gente
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
Buscar
  • Dra. Camila Terra

Sarampo


Acredito que todos estejam preocupados e aflitos pelos novos casos de Sarampo no Brasil.

Afinal, é uma doença potencialmente grave e o país já registrou surto em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Pará.

Tem sido lamentável e preocupante vivenciar esse “retrocesso”, uma vez que por muitos anos o sarampo foi extinto do Brasil. Certamente a falta de adesão à vacinação com viagens internacionais contribuíram para esse cenário. Já deixo claro que a vacina é segura e não causa autismo!

A campanha da vacinação em SP foi estendida para até dia 20/07 e para mais 5 cidades (Osasco, Guarulhos, ABC paulista) já que não atingiram a cobertura vacinal esperada. A campanha é para vacinar pessoas entre 15 e 29 anos (público mais atingido pelos surtos desse ano) que não receberam a segunda dose da vacina ou que não tenham comprovação da situação vacinal.

Lembrando que a vacina não é indicada para gestantes nem imunodeprimidos (pessoas de baixa imunidade, em tratamento para câncer, etc.).

O sarampo é causada por um vírus e a transmissão acontece assim como na gripe: por gotículas de saliva (pela tosse e espirros). Manifesta se com febre alta, conjuntivite, dor de garganta, manchas no corpo, manchinhas brancas no interior da boca. É uma doença facilmente transmissível e perigosa, já que não tem tratamento específico e pode evoluir com complicações (pneumonia, otite, infecções do sistema nervoso central.).

Portanto é de extrema importância manter as vacinas em dia e em caso de febre alta com manchas no corpo, procurar um atendimento médico.

Lembrem se: vacinar é a melhor forma de se proteger!

Abraços,

Dra. CAMILA TERRA

@dracamilaterra

Atua em São José dos Campos em consultório e UTI pediátrica.

Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria.CRM-SP 154442

#sarampo #vacinação #maternidade #filhodoente #febre #pediatria #pediatra

107 visualizações