Buscar
  • Carol – enfermeira neonatologista

Agosto Dourado - Empoderar Mães e Pais - Favorecer a Amamentação


Todos os anos, de 01 a 07 de agosto, é comemorada a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), com o objetivo de promover o aleitamento materno no mundo todo.

A cada ano é escolhido um tema direcionador para as ações e, em 2019, o tema é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação sempre”.

O que precisamos esclarecer é que a SMAM não busca enaltecer quem consegue amamentar ou julgar quem não pode ou não quis amamentar. Também não é uma competição ter amamentado por 6, 9, 12 ou 30 meses. Não é disso que estamos falando nessa semana, mas é cada vez mais frequente mães se sentirem julgadas frente à tantos posts falando sobre o tema.

Amamentar não é nada fácil e passa bem longe de ser instintivo. Eu vejo mulheres passando por desafios na amamentação todos os dias. Poucas mulheres (ou quase nenhuma) escolhem NÃO amamentar. Mas muitas passam por desafios: bebê sonolento, dores e lesões nos mamilos, leite empedrado, sensação de ter pouco leite quando vê o bebê chorar, cansaço, privação de sono, solidão.

Toda mulher (salvo poucas exceções) é capaz, fisiologicamente, de nutrir seu bebê. Afinal, somos mamíferas. Mas é quase impossível conseguir isso sozinha, sem estar rodeada de pessoas que acreditem na potência do corpo da mulher e confiem na dupla mãe-bebê. Então, a SMAM não é sobre quem conseguiu ou não conseguiu amamentar. A SMAM é sobre capacitar e empoderar famílias pra que elas consigam apoiar as mulheres que querem amamentar.

Você sabe o que é rede de apoio? Rede de apoio é uma estrutura que dá algum tipo de contenção a algo ou a alguém. Na amamentação, são pessoas que possam apoiar a recém-mãe em todas as tarefas do novo papel, pra que ela possa se dedicar a amamentar o bebê. Afinal, amamentar é tanta doação, é deixar tantas necessidades pessoais pra depois...

Mas a rede de apoio precisa apoiar, não boicotar. O problema é que uma rede de apoio mal preparada ou mal informada não vai conseguir acolher a mãe - pode achar que todo choro é fome, pode achar que colostro é pouca coisa, pode achar que tem algo errado com o bebê que não dorme a noite toda... E aí, ao invés de termos uma mãe confiante e empoderada, teremos uma mãe insegura - um prato cheio pra indústria do desmame precoce.

Entendam: não estamos julgando. Estamos reconhecendo que é MUITO desafiador fazer isso sozinha. Estamos reconhecendo que precisamos empoderar e informar sua rede de apoio pra que você esteja confiante pra nutrir seu bebê.

Não se sinta mal se você amamentou menos do que o esperado. Nós deveríamos ter te ajudado antes.

Um abraço,

Carol

Mãe da Clara, enfermeira neonatologista (COREN SP 205257) e consultora de amamentação www.consultorianananenem.com.br www.facebook.com/consultorianananenem www.instagram.com/consultorianananenem www.youtube.com/nananenem

#SMAM #consultoriadeamamentação #amamentar #amamentação #agostodourado #mêsdaamamentação #mamaço #maternidade

0 visualização
Siga a gente
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle